quarta-feira, 7 de maio de 2008

Criminalidade em São Paulo

A Criminalidade em São Paulo


São Paulo, a maior metrópole da América Latina, com mais de 16 milhões de habitantes vive hoje refém da criminalidade. A mesma cidade que esbanja riqueza e poder, sofre com a desigualdade e com o aumento incontestável da violência nos últimos anos.
Pode-se dizer que o paulistano vive amedrontado com tantas ocorrências noticiadas no dia-a-dia. A cidade é literalmente dominada por gangues e facções que executam suas leis sem temor algum pelas autoridades de segurança e muito menos, sem qualquer respeito pela população que é a grande prejudicada pelos atos criminosos. Por mais que a polícia realize operações ostensivas no combate a criminalidade em São Paulo, o medo e o pavor já tomaram conta de todos e na grande maioria das vezes, torna as pessoas descrentes de qualquer mudança a curto prazo.
Muito se fala na revisão de algumas leis que tratam os criminosos como pessoas comuns da sociedade. É claro que poderia haver leis mais severas para certos crimes, e já é comprovado que em outros lugares onde a lei é aplicada duramente contra os criminosos, houve grande redução no índice de criminalidade local. Porém, existem outros pontos a serem analisados, antes de dizer que a lei penal do Brasil é o único problema que gera o aumento da criminalidade.
Como a violência é um assunto de questão social, não podemos deixar de ressaltar alguns itens que são favoráveis e contribuem para o aumento da violência, como emprego e educação. É muito vago só dizer que a falta de emprego e educação é um agravante da violência, porém, não é errado já que a falta de emprego e a falta de uma educação acessível a todos também é um dos principais problemas da cidade.
A única forma de reduzir o alto índice de violência em São Paulo, é um trabalho conjunto de todas as frentes até então citadas. Uma cidade que oferece educação de qualidade e acessível para todas as classes sociais e oferece oportunidades de emprego que visam o crescimento dos profissionais, além do apoio ao jovem no seu primeiro emprego, em parceira com uma polícia bem preparada, a tendência é uma significativa melhora na qualidade de vida e conseqüentemente uma redução na criminalidade.


Por Thiago Custódio Coquelet
Fotos: Carlos Alegrini

Nenhum comentário: